Coito programado – saiba o que é e quando é indicado

O coito programado é o acompanhamento do período ovulatório através de ultrassons seriados (repetidos sequencialmente no mês). Dessa forma, é possível localizar o período fértil, ou seja o período mais propício para engravidar,  e orientar o casal que aquele período é o mais propicio a ter relações e acontecer a gravidez.

O coito programado pode ser feito em ciclo natural ou induzido.

Indução de ovulação

Esse método funciona devido ao estímulo de até 3 folículos dos ovários por meio de medicamentos orais ou injetáveis administrados em um período de tempo determinado pelo médico. A utilização dos medicamentos começa no início do ciclo menstrual, como no 2º ou 3º dia de menstruação. A dosagem do medicamento e mesmo a escolha do tipo de administração deve levar em consideração fatores individuais de cada mulher.

Após a comprovação do estímulo, é administrado uma dosagem na paciente do hormônio hCG, que por sua vez irá estimular a ovulação em um período de 36 a 40 horas. Nesse período, o casal deve manter relações sexuais para aumentar as chances de gravidez.

A indução de ovulação é indicada para casais em que o homem tem uma avaliação de sêmen normal e a mulher tem avaliação positiva das tubas uterinas e produções de óvulos, mas que tem anovulação.