Clamídia e Exame de Prevenção

Jornalista: O exame de prevenção que normalmente as mulheres fazem ano a ano ou a cada 6 meses, isso pode detectar a instalação da clamídia?
Doutor: Habitualmente não
Jornalista: Então como é que a gente descobre!
Doutor:Habitualmente não porque se você teve um processo inflamatório vaginal que a gente chama de inespecífico ficou boa porque usou um creme vaginal usou algum tratamento a infecção subiu pra trompa, ficou lá quietinho não tá lhe causando problema, não tá causando dor ou corrimento então é difícil você dar esse diagnóstico, a sugestão é, sempre que você tem qualquer processo inflamatório, procurar o ginecologista, ele vá tratar esse processo inflamatório, se esse processo inflamatório é persistente e você vai fazer investigação as vezes pra clamídia e a sorte é que como é um uso abundante de antibióticos e a clamídia não é uma bactéria que seja muito resistente, ela é inclusive sensível ao uso dos antibióticos mais usados como a ciprofloxacina como as eritromicinas que são antibióticos que com frequências os ginecologistas utilizam, ele mata aquela bactéria, só que não é a infecção aguda não é a presença imediata da bactéria que causa a doença tubária, a doença tubária ela é sequela é uma cicatriz do processo que se instalou, então matar a bactéria precocemente é ótimo, mas se você mata a bactéria depois de 10 anos, ela morre, mas a lesão crônica ficou.

CONTATO Rua Henriqueta Galeno, nº 470
Bairro: Dionisio Torres - Fortaleza – Ceará